terça-feira, 19 de maio de 2009

METABOLISMO

Metabolismo celular: conjunto de todas as reações químicas do organismo. São milhares de reações catalisadas por enzimas. Todo processo de obtenção, armazenamento e utilização de energia, quanto a transformação de precursores obtidos do meio em compostos necessários para cada organismo.
Anabolismo X catabolismo:
Anabolismo: síntese de substância junta moléculas pequenas e forma moléculas grandes. Necessita de energia para ocorrer.
Catabolismo: decomposição de moléculas em produtos mais simples. Libera energia.

* Reações produtoras de energia: oxidação de macronutrientes.
* Reações que utilizam energia: biossíntese de moléculas, contração muscular, transporte ativo, sinais nervosos.

ENERGIA é obtida através de fotossíntese, em organismos autotróficos ou fototróficos, ou através alimentos, os macronutrientes em organismos quimiotróficos.
A energia presente nos alimentos é transformada em ATP e só depois utilizada nos processos biológicos.

ATP: adenosina trifosfato ADP + Pi ↔ ATP

Esquema de formação de ATP:
O processo de obtenção de energia na forma de ATP nas células é chamado respiração celular. A respiração ocorre na mitocôndria celular.

A RESPIRAÇÃO CELULAR COMPREENDE TRÊS ESTÁGIOS PRINCIPAIS:
Primeiro estágio: as moléculas dos combustíveis orgânicos, glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos, são oxidados para liberar fragmentos de dois átomos de carbono na forma de acetil-COA.
Segundo estágio: acetil-COA são introduzidos no ciclo Krebs, o qual oxida enzimaticamente até CO2. A energia liberada pela oxidação é conservada nos transportadores de elétrons reduzidos, NADH e FADH2.
Terceiro estágio da respiração: essas coenzimas são oxidadas desfazendo-se de prótons e elétrons. Os elétrons são conduzidos ao longo de uma cadeia de moléculas transportadoras de elétrons, conhecida como cadeia respiratória, até o O2. Este é oxidado para formar H2O. Durante este processo de transferência de elétrons uma grande quantidade de energia é liberada e consumida na forma de ATP, através do processo chamado de fosforilação oxidativa.

Fosforilação oxidativa é a síntese de ATP direcionada pela transferência de elétrons ao oxigênio.

Coenzimas – derivadas de vitaminas:
FAD – flavina adenina dinucleotídeo
NAD – nicotinamida adenina dinucleotídeo

Função: transferir H+ de um substrato a outro e transportar elétrons.
NAD (oxidada) – NADH (reduzida)
FAD (oxidada) – FADH2 (reduzida)

CICLO DE KREBS
Sequência de reações enzimáticas com a finalidade de metabolizar até o final macronutrientes até CO2 e produzindo ATP e substâncias precursoras para outras vias.
Ocorre na matriz mitocondrial a partir de uma molécula de acetil-COA.




CADEIA RESPIRATÓRIA
Conjunto de substâncias transportadoras de hidrogênio. É um comjunto de complexos por onde há transferência dos hidrogênios e elétrons gerando ATP. Esses complexos permitem a formação de ATP e não a liberação de energia na forma de calor.
Localizada nas cristas mitocondriais.
Fosforilação oxidativa dependente de oxigênio.





MACRONUTRIENTES:

Alimentação e depois digestão, onde são degradados e absorvidos. Caem na corrente sanguínea.
Do que se alimentar? Macronutrientes e micronutrientes (vitaminas e minerais)

PROTEÍNA = produz ácidos graxos e glicose
CARBOIDRATO = produz ácidos graxos mas não proteínas
LIPÍDEO = não produz glicose e nem proteínas





Proteínas → aminoácidos

PROTEÍNAS DA DIETA → POOL AA ↔ PROTEÍNAS ESPECÍFICAS

SÍNTESE (→) OU PROTEÓLISE (←)

OBS: Proteína não tem reserva. Para utilizá-la algum tecido ou enzima será prejudicada. Somente 2/3 da proteína corporal pode ser degradada sem comprometimento fatal das funções vitais.

Lipídeos → ácidos graxos

LIPÓLISE: degradação de lipídeo, liberação de ácidos graxos e glicerol. (glucagon)
LIPOGÊNESE: síntese de ácidos graxos, TG, fosfolipídeo (insulina)

Músculos usam AG utilizando sua energia para contrações, o fígado utiliza para produzir AG, colesterol, TG e Corpos cetônicos*.
* Corpos cetônicos (CC): Produzidos devido ao acúmulo de acetil COA. Ocorre em aumento do consumo de gordura e em jejum prolongado. Também há um aumento de CC quando há deficiência de insulina. Os CC são produzidos no fígado e excretados pelos pulmões e rins. Os CC podem ser utilizados como energia. Quando há acúmulo de CC pode levar a acidose. Produzido para ser usado como energia.
Carboidratos → monossacarídeos

GLICÓLISE: oxidação, degradação da glicose. São sequências enzimáticas até piruvato. (insulina)

O piruvato formado, 2 moléculas, pode ter dois caminhos dependendo da presença ou não de oxigênio.
Aeróbica – com consumo de oxigênio. PIRUVATO a acetil-coa e vai ao CK e CR.
Rendimento: 32 ATP
Anaeróbica – sem oxigênio. Também pode ser chamada de fermentação lática. PIRUVATO para LACTATO.
Muito realizada nos músculos em grande atividade, não tem produção eficiente de ATP, mas é capaz de suprir o necessário para as células musculares. Ocorre a produção de lactato e o seu acúmulo deixa a musculatura dolorida. É toxico, mas é excretado depois.
Rendimento: 02 ATP.

GLICONEOGÊNESE: síntese de glicose a partir de substâncias não carboidratos, como aminoácidos (alanina), lactato, glicerol. (glucagon) Esta via funciona no jejum prolongado, de mais de 12 horas.

GLICOGÊNESE: É uma via de síntese de glicogênio. O glicogênio é um polissacarídeo formado de moléculas de glicose com função de reserva de energia. Via com função de reserva. Esta via funciona após alimentação. Glicogênio fica armazenado nos fígados e músculos. (insulina)

GLICOGENÓLISE: É uma via de degradação do glicogênio, tem a finalidade de obter energia. Esta via funciona no jejum curto de até 8-12 horas. Glicogênio muscular reserva de energia para atividade muscular. (glucagon)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O USO DA VÍRGULA

Regra Geral: a ordem direta de uma oração é sujeito, verbo e complemento. Qualquer alteração nessa ordem pede o uso da vírgula para que a leitura não seja prejudicada.
Eliana escreve cartas todo dia. – ordem direta.
Todo dia, Eliana escreve cartas.
Como pôde ser visto, o complemento “todo dia” estava antes do sujeito “Eliana”, modificando, assim, a ordem direta da oração.

PROIBIÇÃO DO USO DA VÍRGULA
Não se separa por vírgulas o sujeito do verbo e, também, o verbo de seus complementos:
Eliana, escreve cartas todo dia. (emprego errado)
Eliana escreve, cartas todo dia. (emprego errado)
Eliana, todo dia, escreve carta. (emprego certo, pois houve alteração na ordem da oração)
Eliana escreve, todo dia, cartas. (emprego correto, pois houve alteração na ordem direta)


REGRAS ESPECÍFICAS
Separar vários sujeitos, vários complementos ou várias orações.
Os professores, alunos e funcionários foram homenageados pelo diretor.
Gosto muito de redação, literatura, gramática e história.
Fui ao clube, nadei bastante, joguei futebol e almocei.
Separar aposto, termo explicativo.
O técnico da seleção brasileira, Zagalo, convocou vinte e dois jogadores para o amistoso.
Jorge Amado, grande escritor brasileiro, é autor de inúmeros romances adaptados para televisão.
O presidente da empresa, Sr. Ferret, deu uma enorme gratificação a seus funcionários.
Separar vocativo.
A inflação, meu amigo, faz parte da cultura nacional.
“Isso mesmo, caro leitor, abane a cabeça” (Machado de Assis)
Separar termos que se deseja enfatizar.
Eliana chegou à festa, maravilhosa como uma Deusa, iluminando todo o caminho por que passava.
Separar expressões explicativas e termos intercalados.
A vida é como boxe, ou seja, vivemos sempre batendo em alguém.
O professor, conforme prometera, adiou a prova bimestral.
Separar orações coordenadas (mas, porém, contudo, pois, porque, logo, portanto)
Participamos do congresso, porém não fomos remunerados.
Trabalhe, pois a vida não está fácil.
Antônio não estudou; não conseguiu, portanto, passar o ano letivo.
Separar orações adjetivas:
O fumo, que é prejudicial à saúde, terá sua venda proibida para menores.
Separar orações adverbiais, principalmente quando vieram antes da principal.
Para que os alunos aprendessem mais, o professor trabalhava com música.
Assim que puder, mandar-te-ei um lindo presente.
Orações reduzidas de particípio e gerúndio.
Chegando atrasado, o aluno conturbou a aula.
Terminada a palestra, o médico foi ovacionado pelo público.
Para indicar omissão de palavras:
Eu leio romances clássicos; você, policiais. (Foi omitido o verbo ler.)

O USO DA VÍRGULA COMO O CONECTIVO “E”
Separar as orações com sujeitos diferentes.
O policial prendeu o ladrão, e sua esposa ficou muito orgulhosa.
Usa-se vírgula antes do e quando precedido de intercalações.
Eliana foi promovida, devido a sua capacidade, e todos do departamento a cumprimentaram.
Usa- se vírgula depois do e quando seguido de intercalações.
Eliana foi promovida e, por ser muito querida, todos do departamento a cumprimentaram.

O USO DO PONTO-E-VÍRGULA
Usa-se, basicamente, o ponto-e-vírgula para obter mais clareza em períodos longos, em que há muitas vírgulas.
Compramos, em 15 de abril, da empresa Lether Informática, 10 mesas para computadores; da Decortex, 15 cortinas bege; em 20 de abril, da Pen, 5 caixas de canetas azuis e vermelhas.
Fomos, ontem pela manhã, ao clube; faltamos, portanto, à aula.

EXERCÍCIOS
Use vírgulas e/ou ponto-e-vírgula (ou outros sinais de pontuação), conforme o caso:
Eu fui de carro e ela de ônibus.
A moça desesperada corria sozinha pelas ruas.
Paulo o cozinheiro não veio hoje o que faremos?
Paulo o cozinheiro normalmente falta no trabalho.
Nós tivemos muitas alegrias eles pobres coitados na vida só decepções.
Maria gosta muito de festas Lúcia sua irmã por sua vez não aprecia muito.

Glicólise é via de degradação da glicose, vai até piruvato. (via em verde)
Gliconeogênese, via de síntese de glicose a partir de compostos não carboidratos, como
aminoácidos (alanina), lactato e glicerol. (via em vermelho)
Gliconeogênese ocorre no fígado. Não é uma via de reversão da glicólise porque há algumas
alterações.
As enzimas em verde são utilizadas pela via glicólise e não estão presentes na gliconeogênese, elas
estão impossibilitadas de fazer o caminho da síntese de glicose.
Desta maneira, a gliconeogênese utiliza novos meios, caracterizados como etapas 1, 2 e 3 .
ETAPA 01 – Piruvato vai até a mitocôndria, vira Oxaloacetato através da Piruvato carboxilase, sai
da mitocôndria e é convertido em fosfoenolpiruvato através da Fosfoenolpiruvato carboxiquinase.
ETAPA 02 – Frutose 1,6 bifosfato é convertido em frutose 6 fosfato pela Frutose 1, 6 bifosfatase.
ETAPA 03 – Glicose 6 fosfato é convertida em glicose através da glicose 6 fosfatase.
Entre estas etapas as enzimas da glicólise funcionam normalmente na gliconeogênese.
O glicerol faz a via gliconeogênese a partir do Gliceraldeído-3-fosfato + Di-hidroxi acetona
fosfato, ele é convertido a gliceraldeído 3 fosfato pela enzima Glicerol quinase.
Exercícios:
GLICOGÊNESE, GLICOGENÓLISE E GLICONEOGÊNESE

Qual é a estrutura normal do glicogênio hepático?
Qual a finalidade do glicogênio hepático?
Até aproximadamente quantas horas dura a reserva de glicogênio hepático?
Como chamamos a via de síntese de glicogênio no organismo, em quais condições do organismo ela ocorre, onde ocorre e qual hormônio estimula a via?
Como chamamos a via de degradação de glicogênio no organismo, em quais condições do organismo ela ocorre, onde ocorre e qual hormônio estimula a via?
Que via metabólica permite a continuidade do metabolismo cerebral? Qual o significado da via e qual hormônio a estimula?
Como é possível a síntese de glicose a partir de glicerol obtido da quebra das reservas de triacilglicerídeos? Há gasto de ATP?
O álcool pode interferir na gliconeogênese? Como?
Glicocorticóides podem interferir na gliconeogênese? Como?

Sejam bem vindos!!!!

Oi pessoal,sejam todos bem vindos,vamos manter contatos por aqui tbm!!
Bjos